
A Fábula dos Porcos Assados
19 de setembro de 2016
Certificação CAPM®
Desta vez sou eu, Erika Yamagishi, que dou o depoimento de como tirei a certificação CAPM®. Falo um pouco sobre os meus estudos, o dia da prova e sobre a prova em si. Espero que contribua para quem tiver interesse em tirar esta certificação!
Sobre a preparação
Meu primeiro contato com o PMBOK® foi em um curso preparatório para PMP®, realizado na Auctus. Com isso eu comecei a estudar um pouco sobre Gestão de Projetos. Como ministro aulas de Gestão de Projetos para turmas abertas, então eu já tinha começado o estudo do PMBOK® para as aulas e fazer o material do curso.
Com toda esta “bagagem” de conhecimento, para a preparação para a prova mesmo, eu acabei tirando alguns dias do trabalho para estudar. Aproveitei que eu tinha comprado o livro do Carlos Augusto, de Certificação CAPM®, 1ª edição (para comprar, atualmente na 2ª edição, acesse o site da Brasport) para me ajudar nos estudos. Li o livro umas 3 vezes, fui fazendo os exercícios recomendados do livro e fiz o simulado do livro 2 vezes.
Eu nunca li o PMBOK® inteiro, apenas partes deles. Sempre utilizei mais como uma consulta, para verificar nomes de processos, entradas, saídas e ferramentas e técnicas, pois ele realmente é bem chato de se ler. Utilizei como ajuda o livro da Rita, mas também para tirar algumas dúvidas.
O simulado que eu comprei foi o do SimuladosTech (que não existe mais) e achei bem interessante e barato (apenas R$75,00). Fiz os 5 simulados completos, de 150 questões, que já vem no programa, além de alguns simulados por capítulo e por grupo de processo. Uma dica é fazer muitos simulados, mas como se estivesse fazendo pra valer mesmo. No começo eu estava me “sacaneando” e vendo as respostas antes do tempo e respondendo conforme a resposta correta, mas depois comecei a fazer toda a prova, marcar aquelas que eu tinha dúvida, voltar nas marcadas e deixar aquela que eu achava que era certa. Para verificar se realmente estava certa ou não, eu via a resposta correta, mas não mudava a resposta caso estivesse errada. Nos últimos simulados eu estava conseguindo fazer um simulado com acerto em torno de 80%, 85%.
Também fiz aquela folha de “cola”, onde sempre colocava todas as fórmulas de GVA (Gerenciamento de Valor Agregado), canais de comunicação, fórmula de Pert (desvio padrão e variância), valores de sigma e alguns conceitos. Fui melhorando esta folha conforme os meus estudos, e sempre tentava refazer esta folha antes de cada simulado.
Participo de uma lista de discussão sobre a certificação CAPM® e outra dica foi reler as lições aprendidasde pessoas desta lista. Eles sempre dão muitas dicas de como estudar, do que estudar e do que a prova é baseada.
Eu acabei me filiando ao PMI como estudante (pois faço mestrado na Unicamp), e assim a prova ficou em U$225.
Sobre o dia da prova
Tinha marcado a prova no SENAC de Campinas, para às 15h, mas acabei chegando por volta das 14h. Conversei com as moças do Prometric e elas falaram que eu poderia fazer a prova antes do programado, sem problemas. Acabei aceitando, senão eu iria ficar esperando à toa lá.
Entrei na salinha (que tinha só um computador, uma mesa e uma cadeira), a moça me explicou que tinha um tutorial em um link e no outro a prova. Recebi uma folha plástica e uma caneta de quadro branco para anotações. Já fui colocando as fórmulas e tudo o que tinha decorado. Fiz o tutorial e depois iniciei a prova. Acho que comecei a prova por volta das 14h30.
Comecei a responder as questões: as que eu tinha dúvida, fui marcando para revisar, as demais nem marcava. Encontrei umas questões que achei um pouco estranhas em relação ao nome do processos. Acabei respondendo as 150 questões em 1h. Ai fui ver as questões que eu tinha marcado para revisão e tinha quase 50. Como ainda tinha 2h de prova, resolvi rever todas as questões, e fui revendo uma a uma. Aquelas que eu não tinha certeza mesmo, eu deixei marcado, as que eu tinha um pouco mais de certeza eu tirava da marcação. No final, tinha umas 15, 20 que eu tinha deixado marcadas. Ainda tinha 1h20 de prova, mas pensei “ah, acho que tá bom né?” e cliquei para terminar.
Assim que terminou, a tela ficou branca e fiquei esperando. Aparece uma pesquisa de satisfação perguntando sobre o centro Prometric, com 9 questões. Terminado o questionário, a tela ficou branca de novo e fiquei esperando, até que apareceu “congratulations”, falando que eu passei na prova e que em 6 semanas receberia o certificado. Depois tinha um outro botão de “next”, onde saiu o resumo da prova.
No resumo saiu como fui em cada capítulo do PMBOK®, com 3 níveis (proficiente, moderadamente proficiente e menos proficiente). Eu acabei proficiente em 2 capítulos (capitulo 2 e de qualidade), os demais moderadamente proficiente). Essa folha foi impressa e assinada no Senac.
Sobre a prova
Encontrei algumas questões de aquisição com os nomes de processos da 3a edição e não da 4a edição
As questões de valor agregado foram só com as fórmulas básicas de VPr, VC, IDC e IDP.
Teve uma questão de canais de comunicação para fazer o cálculo contrário (eram 28 canais de comunicação, tendo que encontrar o número de partes interessadas)
Caíram várias questões sobre o ciclo de vida do projeto, além de conceitos de portfólio e programa
Eu percebi pelo menos 2 questões que estavam idênticas mesmo, com o mesmo enunciado e mesmas alternativas. Até achei estranho quando vi a questão repetida, mas depois voltei para conferir e realmente eram idênticas.
Lembre-se de que a prova é totalmente baseada no PMBOK®, com perguntas sobre entradas, saídas e ferramentas e técnicas de vários processos.
Dicas para a prova
- Marque a prova com antecedência: de preferência, podendo tirar um tempo para se dedicar aos estudos;
- Não fique remarcando toda hora a sua prova: o PMI® cobra uma taxa para quem remarcar/cancelar a prova dentro de 30 dias antes do seu exame e é importante deixar esta data fixa;
- Decore apenas os processos em cada área de conhecimento e grupos de processos: as entradas, ferramentas e técnicas e saídas tente entendê-las;
- Saiba os conceitos de portfólio, programa, Escritório de Projetos (PMO);
- Entenda os gráficos: influência de partes interessadas e riscos x Custos de mudança e Custos e Recursos alocados no projeto;
- Saiba a diferença entre ciclo de vida do projeto e ciclo de vida do produto.
Quem tiver interesse ou dúvidas sobre a prova, podem me procurar!
Leia também: