
A importância do Six Sigma
19 de setembro de 2016Um método pragmático de buscar grandes retornos financeiros rapidamente
“Seis Sigma (Six Sigma em inglês) e um método organizado e sistemático para melhoria de processos estratégicos que se baseia em métodos estatísticos e científicos para fazer reduções significativas em taxas de defeitos definidos pelos clientes” (*)
Em outras palavras, Seis Sigma é um método eficaz de buscar resolver problemas crônicos de causas desconhecidas. Através de projetos baseados em uma sequência de passos pré-estabelecida, Seis Sigma garante resultados muito representativos em um tempo relativamente curto (usualmente quatro a seis meses). O que caracteriza um bom projeto Seis Sigma é justamente o rigor no uso do método, respeitando as fases previstas na ordem recomendada: o DMAIC (Definir, Medir, Analisar, Melhorar (Improve) e Controlar).
Seis Sigma é bastante pragmático, deixando claro a busca por resultados financeiros e sempre baseando todas as conclusões em fatos e dados. Em nossa experiência conduzindo e acompanhando centenas de projetos, pudemos comprovar o quanto o método é eficaz nas mais diversas situações.
Seis Sigma nasceu na Motorola, mas seu maior divulgador foi Jack Welch, CEO da GE nos anos 80 e 90. Foi colocando Seis Sigma no dia a dia da empresa, que Jack Welch revolucionou a GE. Atualmente, Seis Sigma está sendo usado com grande sucesso nos mais diversos ramos do conhecimento, podendo se adaptar à qualquer empresa que busque angariar grandes resultados financeiros em curto espaço de tempo. E, sejamos francos, qual empresa não busca isso?
(*) Linderman, K., Schroeder, R. G., Zaheer, S., & Choo, A. S. (2003). Six Sigma: a goal-theoretic perspective. Journal of Operations Management , 21, pp. 193-203.
Leia também:
Venha fazer um curso da Auctus em 2017:
Março: