Aplicando o pensamento Lean em uma área de TI
3 de outubro de 2016Atendendo melhor a população com menos custo – Lean na área pública
25 de abril de 2017Entre o final da segunda guerra e o início dos anos 70, a Toyota criou um “sistema de produção” (o Toyota Production System, TPS) que se notabilizou por ser ágil, atender bem os clientes com produtos de qualidade e baixo custo, eliminando todos os desperdícios nos processos internos da empresa. No final dos anos 80, após um longo estudo do MIT, a filosofia do TPS passou a ser conhecida como Lean (ou enxuto, em português), sendo usado com sucesso nas mais diversas indústrias do mundo. *
Ao longo da década de 90, Lean passou a ser visto como uma forma de pensar, o Lean Thinking. E passou a ser usado com sucesso em outras áreas, com o surgimento do Lean Construction (construção civil), Lean Healthcare (área de saúde) e o Lean Services (para a área de serviços), todos repetindo o grande sucesso do Lean. Já nos anos 2000, como uma derivação do Lean Services, surgiu o Lean IT. E nos últimos anos, com a criação da Lean IT Association (LITA**) e o estabelecimento de certificações internacionais para Lean, veio o impulso que faltava para Lean passar a ser a nova grande tendência para gestão da área de TI. Segundo a LITA, Lean IT “é a extensão dos princípios do Lean Manufacturing e Lean Services para o desenvolvimento e gerenciamento dos produtos e serviços em TI”.
Lean IT busca baixar o custo e aumentar a produtividade das empresas de TI. Para baixar o custo, o objetivo é otimizar o processo de desenvolvimento, fazendo, com qualidade, apenas o que é importante e gerindo de forma simples. Para aumentar a produtividade, busca-se melhorar continuamente, mantendo as prioridades da equipe, com entregas contínuas. De forma a atingir esses objetivos, a LITA propões ações em cinco dimensões: cliente, processo, desempenho, comportamento e atitude e organização. E oferece quatro certificações: Foundation, Kaizen, Leadership e Coach.
É importante ressaltar que, diferentemente da maioria das metodologias de gestão propostas nas últimas décadas para TI, Lean não se foca exclusivamente na área de desenvolvimento. A filosofia Lean entende que todas as áreas de uma empresa precisam atuar em sinergia para que ela atinja seus objetivos. Lean também não prega uma forma específica de executar os processos, porque Lean baseia-se na capacidade da própria equipe da empresa em desenhar o processo com menor custo e mais produtivo possível para aquela realidade específica.
Se você quiser saber mais sobre Lean IT, sugiro abaixo alguns links. E havendo interesse, a Auctus é certificada pela Exin para dar o curso preparatório para o Lean Foundation e para aplicar a prova de certificação***.
Escrito por: Marcos Augusto Francisco Borges
* O que é Lean IT ?
** LITA
***Turmas de treinamento e certificações em Lean IT Foundation