O que é Six Sigma?
19 de setembro de 2016O que é Black Belt?
19 de setembro de 2016Seis Sigma pode revolucionar a eficácia de uma empresa
Toda organização se baseia em processos. E toda organização séria tem, como compromisso primeiro, tornar os seus processos o mais rápidos, baratos e sem erros possível. Seja essa organização uma indústria de autopeças e seus processos fabris, um restaurante e seu processo de reserva de mesas ou uma prefeitura e seu processo de liberação de alvarás. Pois o que diferencia uma boa organização de uma organização que não atende ao seu público interno e externo é a eficácia dos seus processos.
E como uma organização deve buscar melhorar seus processos? Há muitas ferramentas, técnicas, filosofias, etc., etc., no mercado. Algumas, apenas peças de marketing sem nenhum embasamento, apenas formas de vender livros e consultorias. Outras, com origem respeitada e resultados promissores. E, entre estas últimas, a mais eficaz é, sem dúvida, Seis Sigma.
Seis Sigma é um método que nasceu na Motorola, na década de 80, e teve seu boom nos anos 90, na GE de Jack Welch. Seis Sigma ajudou Welch a revolucionar a gigante norte-americana. Na mesma década, a Six Sigma Academy, organização norte-americana que concentrou os estudos no método, o lapidou e o transformou no que hoje se conhece como a melhor forma de melhorar os processos. Nos anos 2000 Seis Sigma provou ser um método que se adequa, perfeitamente bem, também na melhoria de processos transacionais, tanto aqueles processos existentes nos escritórios das indústrias, como aqueles que são o dia a dia de empresas de serviços. Em quase uma década de treinamentos e consultorias em Seis Sigma, já acompanhamos resultados muito significativos em empresas das mais diversas características, tais como: indústrias de autopeças, têxteis, químicas, de produtos de consumo, entre outras; processos de importação, de atendimento em call center, de vendas, de RH, de logística e muito mais.
Seis Sigma tem algumas características que distinguem este método dos demais. Alguns são filosóficos, vendem princípios, e outros são caixas de ferramentas, oferecendo várias formas de se atingir um objetivo. Diferentemente, Seis Sigma é realmente um método, apresentando o passo a passo necessário para que o líder de um projeto (profissionais certificados como Green ou Black Belts) atinja suas metas em um prazo de tempo razoavelmente curto (quatro a seis meses). Seis Sigma não é adequado para qualquer projeto, tem sua melhor aplicação em “problemas crônicos de causa desconhecida” que geram perdas expressivas para a organização e seus clientes. Além disso, Seis Sigma é pragmático, objetivo, colocando o foco dos profissionais onde deve estar: nas metas da empresa e no retorno financeiro das melhorias sugeridas.
Por tudo isso, podemos afirmar que uma organização que aplica Seis Sigma, estará caminhando na linha certa de se tornar uma organização a cada dia mais eficaz e mais alinhada às expectativas de seus sócios e clientes.
Leia também: