Hoshin Kanri ou Planejamento estratégico?
30 de maio de 2017Lean e ágil
31 de maio de 2017É muito interessante ver como Lean está sendo aplicado com muito sucesso na área de TI. Empresas como Flickr, Google, Amazon, Nike usam Lean IT para atender melhor seus clientes, com base em um ciclo de melhorias mais rápido. Elas sabem que neste novo momento do mundo, ou elas incorporam agilidade e mobilidade em seu DNA ou, em pouco tempo, se tornarão obsoletas. Mas essa mudança é muito desafiante para empresas que se constituíram como estruturas complexas, compartimentalizadas e burocratizadas, empresas que são slow by design. A CI&T, empresa com a qual a Auctus compartilha muitos amigos e profunda admiração, é um case de sucesso de implantação de Lean IT e é com base na experiência de sucesso deles que fizemos este post.
A mudança precisa fazer parte do DNA da empresa. O Lean exige uma mudança cultural. E para mudar a cultura, é importante entender que são as experiências que mudam os pensamentos. “Deve-se criar experiências para incitar a mudança de comportamento e, então, influenciar a forma de pensar e valores que construirão uma nova cultura” (2). Ao confrontar os profissionais com experiências nas quais eles percebem que conseguem entregar mais valor e facilitar a vida deles, eles vão buscar trilhar esse caminho. A estratégia que a CI&T usa para gerar essas experiências é o Hoshin Kanri. Mas sobre isso, falamos em outro post (link aqui)
Fonte CI&T [1]
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Referências:
[1] http://blog.ciandt.com/pt/its-the-culture-stupid
[2] http://blog.ciandt.com/pt/erros-que-voc%C3%AA-deve-evitar-na-hora-de-adotar-o-lean
[3] http://planet-lean.com/cit-lean-as-a-way-to-develop-leaders-and-manage-growth