Resumo: A Meta
19 de setembro de 2016Os cinco maiores desperdícios nas empresas
19 de setembro de 2016Para responder a essa pergunta primeiramente precisamos entender o que é cada um:
Seis sigma é uma metodologia visando grandes ganhos em curto e médio prazo onde é atacado um problema de causa desconhecida (para saber mais clique), e Lean representa uma filosofia, uma cultura a ser implantada apoiando-se no melhoramento contínuo e evitando desperdícios (para saber mais clique ). Entendendo cada um e suas diferenças vamos ao próximo passo que consiste em o que é Lean Seis Sigma.
Com a evolução das empresas e a busca por alta competitividade e um timing de mercado excelente, houve uma convergência natural entre essas metodologias. Agregando a robustez do Seis Sigma com a evolução cultural do Lean a fusão surgiu da necessidade de um aprendizado rápido e conciso.
O Lean Seis Sigma foca em sua maior parte ainda em Seis Sigma, por se tratar de uma metodologia de resultados financeiros visíveis e rápidos, mas agrega algumas ferramentas e culturas do Lean, devido a necessidade do conceito de melhoria continua e o aspecto cultural.
Buscando um nível de 6 sigmas (aproximadamente 3,4 defeitos por milhão), o resultado dificilmente será alcançado sem uma mudança cultural ou apenas por uma padronização, principalmente se houver o fator humano no processo, sendo assim o Lean será de grande ajuda para alcançar este objetivo e para mudança de paradigmas.
Resumindo, o Lean Seis Sigma agregará a rapidez e eficácia do Seis Sigma a melhoria contínua e eficiência do Lean, tornando as duas metodologias ainda mais poderosas e aproveitando o que há de melhor em cada uma.
Leia também: