Lean no transporte: as pequenas melhorias que geram grandes ganhos
4 de outubro de 2016Atendendo melhor a população com menos custo – Lean na área pública
25 de abril de 2017Hoje iremos apresentar o projeto de melhorias no estoque de Material Não Tecido, com os conceitos de Lean Manufacturing, utilizando a ferramenta 5S.
O objetivo do projeto foi avaliar o layout do estoque e transformá-lo, visando melhorar o fluxo dos materiais, diminuindo o tempo de transporte e reduzindo a superprodução.
Com os conhecimentos em 5S:
- Senso de Utilização;
- Senso de Ordenação;
- Senso de Limpeza;
- Senso de Saúde;
- Senso de Autodisciplina.
Foi criado um layout com ruas identificadas, para os materiais serem estocados por pedidos, seguindo a descrição do material e critérios de qualidade. É possível visualizar também a criação de faixas de pedestres, para a segurança dos colaboradores, Figura 1.
Figura 1: Novo layout, com faixa de pedestre e ruas identificadas.
Para facilitar a organização e mantê-los sempre em ordem, foi criado um sistema de visualização, como mostrado na Figura 2.
Figura 2: Sistema de controle visual.
Com pequenas mudanças, foi notório os benefícios que a empresa teve, aumentando a segurança, a produção, o carregamento e a qualidade. Lean, sem sombra de dúvidas, é uma filosofia muito eficaz na melhoria dos resultados de uma empresa.
Tendo interesse no curso de Lean, visite nossa agenda.
O projeto foi apresentado por Reinaldo Zanquetta, no contexto do treinamento Lean Pro e serviu como pré-requisito para sua certificação pela Auctus como Lean Practitioner.
Parabenizamos ao Reinaldo pelo projeto e desejamos sucesso em sua carreira.
Saiba mais sobre Lean: