Certificação CAPM® : o que é?
19 de setembro de 2016Depoimento: Sandro Danilo Gatto, PMP
19 de setembro de 2016Começaremos uma série de depoimentos dos PMPs que foram nossos alunos, contando um pouco sobre como foi desde o início das aulas, os seus estudos, sua dedicação e como foi o dia da prova.
O primeiro deles é de Fernando Margato Alves. Segue seu depoimento sobre todo o processo.
“Meu nome é Fernando Margato Alves, fui aluno do curso de Preparação para Certificação da Unicamp/Auctus, prestei o exame no final de agosto/11 e obtive certificação. Vou tentar retratar aqui as experiências desse “processo”:
Entre o primeiro dia de aula e a prova foram três meses. Estudei cerca de uma hora e meia à noite (não fins-de-semana) durante pouco mais de dois meses, principalmente pelo material recebido em aula (gostei muito do curso, o método é bastante efetivo e os professores são preparados), fazendo os simulados propostos e lendo o Use a Cabeça PMP. Achei esse livro bastante leve, didático e bom para o início da imersão nos estudos.
Três semanas antes da prova, conseguir tirar férias, fato esse que foi de extrema importância para meus estudos. Durante esse período, utilizei o livro da Rita e o considero o melhor para se preparar para o exame. Estudei o máximo de horas que consegui, de manhã, de tarde e à noite, inclusive nos fins-de-semana (foram somente três e vale a pena o esforço). Ao final de cada capítulo, eu fazia 50 exercícios do FastTrack (tenha esse programa de qualquer maneira!). Não sei por quantas horas estudei, mas mostra no FastTrack que fiz por volta de 1.000 exercícios. Embora pareça “conversa”, realmente é melhor entender do que decorar, pois a matéria é extensa. Somente decorei quase toda a seqüência dos 42 processos, principalmente Planejamento.
Quanto a prova, não houve nenhum exercício idêntico aos simulados que fiz em classe ou aos da Rita. Mas foram do mesmo nível. Houve muitas perguntas de valor agregado, teorias motivacionais, tipos de contratos e sobre entradas, saídas e ferramentas de vários processos. Como acredito que aconteça com a maioria das pessoas, achei que houve muitas questões que eu não fazia idéia o que responder, talvez bem mais que aquelas 25 experimentais…
Fiz a prova em 3h45min. Não gosto muito de revisar a prova, embora seja recomendado, pois prefiro manter minha primeira resposta. Fiquei tranqüilo por quase toda a prova, acho que só fiquei nervoso no meio tempo entre o “End Test” e o resultado do exame, exatamente na hora que a empulhetinha fica rodando…
Como dica, digo que é bastante possível passar de primeira na prova, desde que haja um pouquinho de determinação e empenho. Boa sorte a todos.
Um abraço. Fernando.”
Mais uma vez, meus parabéns e muito sucesso, Fernando!
Leia também: