Diagrama ou gráfico de dispersão é uma ferramenta que indica a existência, ou não, de relações entre variáveis de um processo e sua intensidade, representando duas ou mais variáveis uma em função da outra.
Deve ser usada quando se necessita visualizar o que acontece com uma variável quando outra variável se altera, podendo identificar uma possível relação de causa e efeito entre elas.
Para o melhor entendimento da ferramenta, vamos usar um exemplo que aconteceu na cidade de Santos e usar dados ilustrativos:
Na cidade de Santos estava ocorrendo um surto de mortes por afogamento na praia, e com isso a prefeitura resolveu contratar alguns estatísticos para analisar o que estava acontecendo. Os mesmos trouxeram a seguinte conclusão:
Baseado no gráfico acima os estatísticos chegaram à hipótese que quanto maior o consumo de sorvetes na praia, mais pessoas morriam afogadas, um pouco sem nexo. Porém faltou os estatísticos irem um pouco mais fundo em suas pesquisas e pensar um pouco fora da caixa.
Quando as pessoas tomam mais sorvetes? Geralmente em dias quentes, e quanto mais calor, mais as pessoas costumam ir para o fundo do mar, uma explicação lógica de correlação para o caso das mortes nas praias de Santos.
No exemplo acima o gráfico mostrou uma correlação forte e positiva, que significa que uma variável afeta positivamente a outra. Dentro dos tipos de relação pode destacar alguns:
O gráfico de dispersão é uma ferramenta interessante para comparar dois ou mais fatores e suas correlações, podendo ser de grande uso na analise de uma causa raiz de um determinado problema.
Leia também: