Uma das primeiras reações da Petrobras, quando detectados os problemas hoje na mídia, foi a criação de uma diretoria de governança para melhorar a gestão da empresa. Focar em gestão e eficiência gerencial é uma excelente forma de melhorar resultados e a credibilidade junto à comunidade, clientes, funcionários e demais stakeholders. As empresas também terão que buscar uma gestão a cada dia mais eficiente, para recuperar-se do período de crise atual.
O aperfeiçoamento dos instrumentos de controle é algo natural, ainda mais com uma nova versão de uma norma que traz requisitos para um sistema de GESTÃO da QUALIDADE. A nova versão da ISO9001 (norma de requisitos para um sistema de gestão da qualidade) publicada no final do ano passado, obrigará todas as empresas certificadas a migrarem seus sistemas para a nova versão em um curto período. Será uma movimentação intensa de profissionais e empresas neste sentido, pois, para muitas delas, a certificação é necessária para manterem seus clientes, ou para seu marketing.
Conforme os prazos finais para auditorias e certificações se aproximarem, como sempre, haverá uma correria e um certo “pânico” para que quem está certificado continue. Por este motivo, esta é a hora certa de se qualificar e aprender sobre os requisitos da nova versão da ISO9001(2015). Neste sentido, podemos dizer que temos três perfis de gestores:
- Os que não se planejam com antecedência, mas ainda não tem a recertificação na lista de prioridades;
- Os que dão a importância necessária e incluem no seu planejamento, fazendo a atualização de forma correta, planejada e abrangente (e obtendo resultados mais sólidos);
- Os que geralmente deixam para a última hora: como o processo de preparação leva alguns meses para ser bem executado, estes terão que modificar seus sistemas às pressas, com a água já chegando ao pescoço; como sabemos, a pressa é inimiga da perfeição.
Qual é o seu perfil?
Lembre-se: A melhor hora para se consertar o telhado, é antes da chuva começar.
Conheça mais sobre a nova versão da ISO 9001 no curso “Visão geral da norma ABNT NBR ISO9001:2015”
Texto escrito por Jairo A. Ramos
Profissional com formação na área de administração, pós-graduado em gestão de projetos e estratégia e auditor líder ISO9001:2008 e 2015. Com mais de 20 anos de experiência, busca usar os Sistemas de Gestão da Qualidade e de Gestão Integrada como ferramentas para o desenvolvimento e para melhorar os resultados da organização.