O que é Indústria 4.0 ?
9 de março de 2018Lean na Indústria 4.0
28 de março de 2018(continuação do texto O que é Indústria 4.0 ?)
Quando falamos em indústria 4.0, se queremos de fato obter vantagens com ela, não podemos olhar apenas para a tecnologia, embora esse seja o grande foco de quase tudo que se publica hoje em dia sobre o tema. Devemos vê-la na confluência de cinco tendências importantes: tecnologia, processos, pessoas, clientes e sociedade.
A tecnologia está na base do que se definiu inicialmente como Indústria 4.0. Destacam-se ações que buscam implantar sistemas ciber-físicos, IOT (internet das coisas), cloud (computação em nuvem) e análise de dados (incluindo Big Data, Analytics, machine learning, etc.). Com esses componentes, as empresas podem ser capazes de acompanhar em tempo real as fábricas através de modelos que rodam na nuvem e integram-se com toda a cadeia de valor. Além disso, potencializa-se o uso de machine learning para tomar decisões imediatas que impactem positivamente o resultado das empresas.
Com relação à processos, é importante entender que a nova realidade das empresas 4.0, vai exigir processos padronizados, ágeis, simples, flexíveis e com alta produtividade. Usar tecnologias em processos sem as características elencadas, pode gerar perda de tempo e dinheiro. Usar uma tecnologia “moderna” só porque o termo virou um “trend topic” não vai trazer, necessariamente, retorno para sua empresa. O uso da tecnologia tem que advir de uma necessidade, com foco no resultado da mudança e não na mudança em si. Qualquer mudança deve ser implementada com um propósito claro de eliminação de desperdícios ou agregação de valor, usando as tecnologias como parte da solução. Para a condução desse processo de mudança, ferramentas e técnicas como as advindas de Lean ou Seis Sigma serão essenciais.
A 4.0 exigirá profissionais muito mais versáteis, ágeis e conectados. Posições repetitivas e braçais tendem a ser eliminadas. Os profissionais terão um papel mais estratégico e precisarão de mais conhecimento técnico, interagindo com sistemas inteligentes. Terão que ser flexíveis para se adaptar a um ambiente em constante mudança. E mais multidisciplinares, pois estarão conectados a vários setores. Para que isso seja alcançado, será imprescindível toda uma nova forma de liderar, desenvolver e motivar pessoas. Isso exigirá, também, que a empresa se preocupe com questões associadas a ergonomia e ambiente de trabalho.
Para que essa implantação tenha sucesso, é importante que a empresa esteja, a cada dia, mais conectada com seus clientes. Para isso, serão importantes ferramentas tecnológicas e, principalmente, práticas para maior integração e entendimento das necessidades desses clientes, como Design Thinking e User Experience.
Por fim, essa nova realidade integra-se a um mundo que mudou muito nas últimas décadas. As exigências que se colocam hoje a uma empresa vão muito além de seguir leis e ser competitiva, exigem uma visão holística da sociedade em que a empresa está imersa. A empresa precisa ser reconhecida como uma empresa social e ambientalmente correta. E precisa se envolver em ações que busquem o crescimento e desenvolvimento de toda sua cadeia de valor.
Ao longo das próximas semanas vamos seguir discutindo a Indústria 4.0 e detalhando cada um dos pontos acima. Se quiser saber mais sobre como os conceitos da Indústria 4.0 podem ser aplicados em sua empresa, entre em contato com a Auctus: [email protected]
Veja também: