Lean nas concessionárias Toyota
17 de maio de 2017Lean IT se faz no Gemba
24 de maio de 2017ITIL é um framework de melhores práticas para serviços de TI. Ele foi desenvolvido pelo governo inglês nos anos 80, buscando aumentar a eficiência e o sucesso dos projetos de TI. Muitas empresas implementaram o ITIL buscando gerenciar e controlar melhor sua área de TI, ajudando a direcionar iniciativas baseadas em tecnologia. Uma das metas do ITIL v3 é a melhoria contínua dos processos de TI, buscando aumentar sua eficiência e efetividade, pois as empresas precisam se tornar a cada dia melhores. Mas a documentação de ITIL não provê uma forma clara e específica de implementar as melhorias. Lean pode ser a resposta para essa necessidade.
Lean é uma filosofia que tem como uma das suas bases a melhoria contínua dos processos. Um profissional que está imerso na cultura Lean sabe que seu objetivo é sempre procurar um melhor jeito de fazer as coisas. Lean tem ferramentas para entender um problema, propor e testar soluções, até resolvê-lo. A aplicação de Lean em serviços de TI tem-se tornado a cada dia mais popular. Lean obriga a empresa a pensar diferente, a ter diferentes perspectivas, fazendo com que a área de TI deixe de olhar para a tecnologia em si, passando a focar em ajudar os clientes, o negócio ou os profissionais da empresa.
A integração do método de melhoria de Lean com o framework ITIL pode ser muito positiva. O ITIL ajuda a empresa a identificar pontos em que precisa melhorar. Mas ITIL não é muito específico em questões como definição de valor, solução de problemas e melhorias contínuas. O Lean oferece o método ideal para conduzir o processo de melhorias contínuas, eliminando problemas e aumentando o valor agregado pelos processos. Desta forma, Lean em conjunto com ITIL podem ser a opção ideal para empresas que querem criar um padrão de trabalho que inclua a melhoria contínua.
Escrito por: Marcos Borges
Referência:
[1] planet-lean.com
[2] itskeptic.org
[3] Tese André Lino
Conheça nossas turmas de Lean IT – clique aqui
Leia também: