Lean e os e-mails
19 de setembro de 2016Aplicação prática de Lean em uma gráfica
19 de setembro de 2016A indústria de software vive um processo de expansão e amadurecimento relevante. No competitivo mercado desse segmento, velocidade e flexibilidade são essenciais. Para atender às novas necessidades de negócio, é preciso inovar e criar uma nova cultura de desenvolvimento de software.
As primeiras abordagens para o desenvolvimento de software buscaram criar um processo previsível e eficiente, com forte ênfase no planejamento, gerando processos como o modelo cascata e o RUP. Também foram estruturados modelos de avaliação de qualidade para validar a aplicação dos processos, como o CMMI. Esses métodos detalhados e rigorosos foram incapazes de satisfazer o dinamismo, a imprevisibilidade e as mudanças de condições que caracterizam a indústria de software.
Os métodos ágeis (como o Scrum e o XP) foram uma reação aos métodos de desenvolvimento orientados à planejamento. Pesquisas mostram que a taxa de sucesso de projetos de software que utilizam-se de métodos ágeis são, em alguns casos, três vezes maiores que em projetos que utilizam modelo Cascata ou similares. Há outros dois importantes aspectos do desenvolvimento de software que são melhor resolvidos por essa abordagem: maior flexibilidade de lidar com mudanças e a busca por geração de maior valor agregado ao produto de software. Todavia, os métodos ágeis não se provaram eficazes no contexto de grandes projetos, não são facilmente escaláveis e se limitam aos processos de desenvolvimento de software, não conseguindo melhorar outros processos da organização.
Na última década, a indústria de software começou a olhar para os princípios e a filosofia do Lean, oriundos do sistema de produção da Toyota. Lean IT está se tornando uma tendência, estando alinhado com muitos princípios ágeis, mas respondendo mais adequadamente ao contexto de grandes projetos e grandes empresas. Lean IT envolve toda a estrutura da empresa, sendo uma nova maneira de pensar que direciona a forma como se tratará seus processos e negócios. Lean IT pode ajudar uma empresa de software a integrar todas suas áreas, incluindo negócios, desenvolvimento e suporte, em uma busca contínua pela eliminação de todo tipo de desperdício, tornando seus processos ágeis, precisos e previsíveis e colocando foco na satisfação das necessidades de seus clientes e seu negócio.
Texto de Fernando Sambinelli, com colaboração de Marcos Borges
Leia também:
Faça o treinamento de Lean IT, válido para certificação Exin, na Auctus: