Afinal, o que é Lean Seis Sigma?
19 de setembro de 2016Lean é uma filosofia?
19 de setembro de 2016O mercado vem enfrentando dificuldades há alguns anos e várias empresas estão perdendo competitividade ao longo do tempo por não adotarem formas de gestão eficazes em seus empreendimentos. A aplicação das boas práticas de gerenciamento de projetos, e metodologias de trabalho como Lean e Seis Sigma tem demonstrado resultados efetivos e duradouros nos mais diversos tipos de empresas.
A grande causa desta perca de competitividade pode ser elencada em cinco grandes desperdícios:
1 – Materiais: não utilizados, falta ou excesso, não conformidades, estes fatores geram desperdício de material e estoque, que impacta em espaço, tempo e dinheiro.
2 – Produtividade: O desperdício de produtividade varia muito de setor para setor, mas sabemos que, em casos extremos, em nossa jornada de oito horas rendemos em torno 2 a 4 horas de trabalho efetivo, o que significa 50 a 75% de tempo desperdiçado.
3 – Comunicação: Erros, inefetividade, linguagem inadequada, isto pode ser a origem de muito das causas de desperdício. Por exemplo: Um erro não comunicado de uma linha de produção pode resultar na perda de um lote inteiro de produção, ou erros de comunicação podem impactar na produtividade da empresa.
4 – Logística: A falta de previsão e planejamento de uma rota adequada de entregas na área logística pode levar ao desperdício de mão de obra, combustível e tempo.
5 – Criatividade: Um desperdício pouco enxergado nas empresas, mas de grande impacto. Deixar de ganhar também é um desperdício, supondo que uma ideia de melhoria na área de produção seja deixada de lado, a empresa está deixando de aprimorar um ponto onde poderia trazer mais diversos benefícios.
Estes são os cinco maiores desperdícios, evitá-los é um desafio que as empresas tem pela frente para conseguirem ser mais competitivas no mercado mundial e melhorar a qualidade de seus produtos e serviços.
Conheça nossos cursos, clique aqui.