Existem muitas piadas a respeito de consultores caricatos, daqueles que cobram fortunas para, em uma única visita à empresa, conseguir identificar todos os problemas e fazer um diagnóstico para a alta direção de quais devem ser os próximos passos em busca do sucesso. E, infelizmente, existem mesmo consultores com esse perfil e empresas que acreditam nesse tipo de serviço.
Nós pensamos de forma distinta. Uma das frases que fazem parte do nosso dia a dia é o título deste post: “qualidade não se compra”. E o que queremos dizer com isso? Queremos dizer que não acreditamos que a melhoria seja um resultado exclusivo do nosso trabalho de consultores. Não acreditamos que nós sejamos os agentes da mudança nas empresas. Na verdade, sempre nos colocamos como colaboradores, sempre tentamos com nosso expertise preparar as pessoas da empresa a trabalhar com mais qualidade. Esse é o significado do título deste texto: na nossa opinião, a qualidade é sempre um resultado da equipe interna da empresa. Mas uma consultoria pode ajudar essa equipe a alcançar padrões de excelência antes não imagináveis.
Para isto, um consultor tem que ter uma boa bagagem de conhecimentos técnicos, de ferramentas que ajudem a empresa a mudar seu desempenho. Tem que conhecer profundamente as técnicas e tem que ter experiência prática na adoção das mesmas. Mas, mais importante que isso, um consultor tem que ser uma pessoa que consiga repassar seus conhecimentos para a equipe e motivá-la a seguir suas sugestões. Fazendo isso, a melhoria será sempre da empresa, que não ficará dependente do consultor para manter seu novo patamar de qualidade. E o consultor ficará liberado para ajudar a empresa a melhorar outro processo.
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