As empresas que utilizam tempos e métodos são mais lucrativas e produtivas. Se sua empresa esta perdendo negócios ou seus ganhos estão sendo engolidos pelos custos operacionais, talvez o conhecimento sobre tempos e métodos possa ajudar.
Ao longo de minha experiência de trabalho nas empresas que atuei, percebi que os problemas e as causas são comuns, independente do segmento do negócio: queda das vendas, custos elevados de fabricação, falta de padronização dos processos, estoques elevados, acidentes, problemas de qualidade, atrasos nas entregas, insatisfação dos clientes, mão-de-obra desmotivada, entre outros.
Meu primeiro emprego foi como operador de produção em uma empresa especializada em processos de estamparia e pré-montagem. Operava uma rosqueadeira que realizava roscas em uma peça já processada na etapa de estamparia. Esta peça era um dos itens mais lucrativos e com maior demanda na empresa. A máquina que eu trabalhava estava sempre ocupada e não conseguíamos produzir outras peças na máquina pois a demanda do cliente era de 6000 peças/dia. Isto implicava em atrasos e a necessidade de realizar horas extras para a produção de todas as peças demandadas pelo cliente. Em alguns momentos, perdíamos a venda deste item para o concorrente por não ter a capacidade para atender toda a demanda. Tinha um encarregado de produção faminto por peças processadas, que controlava minha produção.
Eu procurei evoluir e ser mais produtivo e tomei conhecimento de uma apostila de tempos e métodos. Após a leitura da apostila, fiquei pensando onde poderia aplicar os conhecimentos adquiridos. Enquanto operava a rosqueadeira, comecei a observar o processo de rosquear e o funcionamento da máquina. Neste instante, me lembrei do capítulo que li da apostila de tempos e métodos que abordava sobre a capacidade da fábrica, máquinas, equipamentos e pessoal necessário para a realização do trabalho. Meus pensamentos ficaram aguçados em maximizar a produção para que esta etapa não fosse mais o gargalo das vendas e da lucratividade da empresa. Pensei em propor a aquisição de mais uma máquina e a mobilização de mais um profissional, mas isso traria mais custos e em alguns momentos uma das máquinas poderia ficar ociosa. Após a análise detalhada do processo e tomadas de tempo, identifiquei que era possível dobrar a capacidade da máquina reduzindo o curso do mandril para a realização da rosca. Fiz algumas contas para confirmar a minha teoria e logo em seguida conversei com o encarregado para explicar a ideia e pedir autorização para experimentar a mudança. O encarregado aceitou a mudança e fez as alterações propostas no equipamento. No dia seguinte, iniciei a produção com a máquina ajustada: para a nossa surpresa, até a hora do almoço eu já tinha produzido 11000 peças! Está mudança fez com que a empresa pudesse utilizar a máquina para a produção de outras peças durante o expediente normal de trabalho, reduzir horas extras e atender as demandas do cliente, aumentando a competitividade, reduzindo os custos operacionais e o aumento da lucratividade. Fui promovido na empresa, me tornando o responsável por padronizar os demais processos e implementar melhorias de aumento da produtividade e redução dos desperdícios.
Desde então percebi o quanto tempos e métodos pode ajudar uma empresa a aumentar sua lucratividade e competitividade. A minha experiência posterior mostrou também que este conhecimento pode ser levado para empresas de qualquer segmento, que queiram aumentar seus ganhos. Trabalhos de tempos e métodos podem ajudar a reduzir custos operacionais, aperfeiçoar e padronizar processos, reduzir fadigas, eliminar acidentes, aumentar a qualidade dos produtos e processos, estabelecer bases para estimativas de tempo, planejamento de produção e custo padronizado, subsidiar a engenharia na elaboração de projetos, aumentar a efetividade da mão-de-obra e determinar a quantidade de recursos necessários para o negócio.
Texto escrito por
Marcelo Augusto Fidelis
Engenheiro de Melhorias,
Black Belt Seis Sigma e Lean Practioner Certificado!